COMO ESCREVER UM LIVRO DE SUCESSO

Um livro com erros de português tem menos chance de ser renomado
                 

por Geisiane Alves

typewriter-159878_1280

Atualmente, mais de 50 mil títulos são publicados por ano no Brasil. E essa concorrência tende a crescer cada vez mais, visto que há espaço no mercado de livros e presenciamos o despontamento de novas formas de publicar livros. Além disso, as publicações independentes avultam de forma significativa, mostrando que, cada vez mais, tem-se deixado as extenuantes filas de escrutínio de originais pelas editoras convencionais e se optado pela autonomia de controlar e decidir todas as etapas do processo de edição de um livro.
Mas, entre a publicação e a venda do livro, há alguns fatores que serão importantes que podem contribuir para o sucesso ou mesmo decadência do autor ingressante ao mundo editorial.
Você sabia que a escrita tem peso deliberativo para consagrar ou rebaixar um escritor diante do público? É fato, se o leitor encontra constantemente erros de português, é motivo para que fique intrigado de continuar a leitura ou até mesmo desista do livro. Isso é muito sério, e pode marcar para sempre os futuros trabalhos do autor.
A experiência de ler um livro de um autor novo se não for positiva – porque não estava bem escrito ou por “n” motivos –, impede o leitor automaticamente de querer conhecer qualquer outro livro do autor, negando-se, muitas vezes, a dar-lhe outra chance. A história até pode ser interessante, os pontos de vistas plausíveis, mas, ao encontrar erros gramaticais, geralmente acaba inviabilizando que se prossiga na leitura, por haver um descrédito em relação à obra do escritor.

 

Mas eu não sei revisar um livro, o que fazer? Devo parar de escrever?

Você não deve parar de escrever só porque pensa que não domina o português, nós vamos lhe auxiliar a comunicar com mais eficiência as suas ideias e histórias.
O primeiro passo determinante para revisar um livro é repassá-lo para o profissional especializado, o qual, tendo em mãos o material original, se responsabilizará pela lapidação do texto que, sob detalhada análise, será alvo das mudanças que se acharem necessárias.
Na fase de preparação, que antecede a revisão, há o cuidado com cada aspecto do texto, aprimorando a linguagem utilizada, ajustando-a no que for preciso para o público ao qual se destina a obra. Ao aplicar as correções, o profissional também vai se certificar de que haja uma linha de raciocínio que o leitor pode seguir, assim como uma cronologia dos fatos apresentados. É primordial que o texto fique cadenciado, sistemático, respeite a temática, seja fundamentado, contundente, caso tenha o propósito de suscitar uma conscientização, enfim, tudo para que o conteúdo possa surpreender o leitor tanto quanto a capa.
Na hora de revisar um livro, se não houver uma atenção à gramaticalidade, à coesão e coerência do texto, é bem provável que um leitor mais meticuloso e estudado risque resolutamente da sua lista o nome do escritor que “agrediu” a língua ou não se preocupou em corrigir o livro de forma criteriosa. Por isso, na revisão, que acontece em duas etapas, mecanismos de coesão e coerência serão aplicados, a fim de tornar a escrita mais harmoniosa e significativa.

Mas, quem pode me ajudar a revisar um livro?

A All Print Editora vai lhe auxiliar a revisar o livro, pois trabalha com uma equipe excepcional, cuja formação e experiência falam por si só, a qual realizará todas as alterações pertinentes para acertar todos os pontos e trechos que possam estar desconexos, mal estruturados e mal articulados ou mesmo desnecessários, incrementando as ideias para que todos os sentidos sejam alinhados e atinjam seu propósito.
Uma boa revisão pode nobilizar uma obra, pois o revisor, ao editar um livro, será o novo olhar, imparcial, necessário para apontar e corrigir o que pode estar destoando, pois, ao ler por muitas vezes o próprio texto, muitos detalhes acabam passando despercebidos pelo autor, por causa do famoso vício no olhar.

Mas qual o diferencial da All Print para revisar um livro? E como posso saber que estarei entregando meu material a pessoas responsáveis?

Nosso diferencial: trabalhamos com valores que transcorrem abaixo da tabela, oferecemos duas leituras e, em termos de edição de livros, nossos profissionais são compromissados com o processo, e faremos o possível para que o resultado seja satisfatório e até supere as suas expectativas!

Ficou interessado? Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento!

 

Foto ilustrativa: Designed by Pixabay.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *