UMA CAPA FALA MAIS QUE MIL PALAVRAS

Como criar uma capa de livro envolvente e de sucesso?

        por Geisiane Alves
RASGAR-AS-PERSPECTIVA-175x222

Ao entrar na livraria, pelo menos 70% do público é conquistado pela capa do livro quando se trata de autores desconhecidos. É inegável o poder de convencimento que pode alcançar o livro se o processo de edição for bem-sucedido desde o início, na hora da criar uma capa. Estima-se que existem mais de 80 milhões de leitores no Brasil. Muitos são os livros publicados por ano e as demandas crescem cada vez mais, revelando a tendência de expansão do mercado de livros, sendo um cenário propício para os iniciantes, pois os trabalhos de autores nacionais, principalmente de não ficção, correspondem à maioria dos títulos publicados no país, tanto pelas editoras tradicionais como pelas que oferecem a publicação independente.

Isto é, a apresentação do livro tem bastante peso na hora de comprar, principalmente para as obras de escritores ainda não conhecidos. A ilustração escolhida, o estilo da fonte, a disposição e a harmonia das imagens, textos e cores, muitas vezes, podem provocar uma necessidade de ter um livro que o leitor nem sabia que procurava até encontrá-lo. Uma capa bem produzida, criativa, tem um poder incrível de despertar no público sensações diversas, de fascínio, empatia, curiosidade…

Não obstante o escritor não seja consagrado, quantas vezes você já não viu uma capa que lhe deixou tão interessado que quis obtê-lo imediatamente? Algumas capas têm realmente essa força de intrigar os leitores, convidando-os a desvendar os universos guardados. Pela capa, você pode imaginar mil e uma opções de enredos, personagens, desenvolvimentos, clímax, desfechos… Da mesma forma, pode assimilar se o que encontrará é uma leitura mais séria ou solta, densa, que estimulará o pensamento crítico ou mesmo o compartilhamento de experiências de vida. Tudo isso pode reverberar de uma capa de livro, impulsionando o leitor a conhecer mais sobre os novos escritores, cujas histórias, relatos ou conceitos podem quebrar as suas expectativas e surpreendê-lo.

O fato é que podemos ser provocados à leitura por uma capa que nos fascinou, e é aqui que nós entramos para lhe auxiliar a alavancar as suas chances e criar a capa do livro!

 

Mas, como criar uma capa de livro?

É aí que entra o designer, o profissional cujo papel é reproduzir na capa a essência do que o leitor encontrará no livro, selecionando imagens que trabalhem mais o emocional, sejam mais envolventes ou simbólicas, dependendo do gênero.

A All Print Editora trabalha com uma equipe especializada, e tudo que o autor precisa é apresentar um esboço do conteúdo, do público pretendido, e não terá que se preocupar em como criar a capa do livro, pois nos encarregamos da criação.

Depois de definidas as ideias, o capista faz as opções de capa e, respeitando o estilo do autor, orienta-o a respeito de que tipo de capa é mais vendável para determinado público, quais cores traduzem melhor a mensagem que se quer passar, qual fonte é mais atrativa, etc., oferecendo, sobretudo, um direcionamento para a criar a capa, mostrando sempre os caminhos mais produtivos.

Desse modo, seguindo esses passos e o seu projeto começando a ganhar forma, nós conseguiremos atendê-lo melhor e acompanhá-lo também na divulgação e venda do seu livro, expondo no nosso site, nas bienais e nas principais livrarias, como Saraiva/Siciliano, Martins Fontes, Nobel, entre outras.

Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *