COM QUANTOS ANOS POSSO PUBLICAR UM LIVRO?

por Geisiane Alves

Você, aprendiz de escritor, quer escrever um livro, mas não sabe se poderá publicar? Veja algumas dicas para realizar o seu sonho!

documentary-1276188_1920

Vamos começar pela escrita. Você já escreveu o seu livro? Não? Mas já tem ideias fervilhando na cabeça? Tem ideias, mas acha que não inovará, pois são clichês? Acha que é muito jovem e que não agradará ao público? Vamos lá então!

Para escrever um livro, um ótimo caminho para você, jovem ou adolescente, é ir treinando com textos mais curtos, como, por exemplo, contos ou fanfics. Sim! Fanfics são formas extremamente gratificantes e criativas para praticar a escrita.

Mas o que é Fanfic? Você é inventivo, tem ideias mirabolantes para determinados filmes ou livros dos quais gosta que poderiam ser diferentes em alguns aspectos? Então, certamente vai se identificar! Trata-se de histórias que são produzidas sobre os escritos de outros autores, não pertencendo ao enredo original, mas que estabelecem relações. É um gênero contagiante e bastante impulsionado na atualidade. É a chance de produzir a sua própria releitura das suas histórias preferidas, dando a sua “cara”, inserindo as alterações que, a seu ver, melhor se encaixarem.

Imagine só, por causa do caráter abertamente ilimitado de criações das fanfics, você pode ter uma experiência prazerosa e atrativa, por ser um espaço inspirador, que não deixa de ser um exercício para aguçar a criticidade, e, por que não, para pegar a “manha” de escrever de forma mais “facilitada”.

Com esse exercício, até para avaliar a sua “afinidade” com a escrita, você poderá “brincar” com as versões literárias de seu favoritismo, como Jogos Vorazes ou mesmo contos de fadas, inventando fatos, invertendo a posição dos personagens, criando novos desdobramentos e, assim, proporcionando uma cerca sofisticação às narrativas de forma a se utilizar também do lúdico. A proposta é que você atribua novos sentidos aos originais, com a inserção de elementos que tenham a sua característica, o seu toque pessoal e que possam ultrapassar alguns limites. Você não precisa se restringir às perspectivas adotadas pelos filmes ou livros que vai reler ou parodiar, o ideal é que suas fanfictions sejam o mais criativas e inovadoras possível.

Já escrevi um livro, posso publicar?

E aí, já fez a sua fanfic? Então peça aos seus amigos, familiares e professores que leiam a sua história. Eles lhe darão o retorno necessário para saber em que “pé” você está. Se for positivo, ótimo! Se não, não esmoreça, comece de novo, e vá expandindo a sua história. Quando menos esperar, terá um livro! E não se preocupe com quantas páginas tem um livro, quantidade não é sinônimo de qualidade, como já sabemos. E muito menos fique ansioso ou ansiosa sobre quem lerá o seu livro, com certeza você vai encontrar o seu público.

Mas com quantos anos posso publicar um livro?

Não tem idade “específica” para publicar um livro. Se você tem talento, tem ideias, tem um livro, não é esse detalhe que vai barrar o seu sonho. Se você é criança ou adolescente, pode publicar um livro por intermédio de um responsável, o qual será o representante legal do seu livro e titular dos seus direitos autorais. Então, se tem 10 anos, 14 anos, 15 anos, 17 anos, 30 anos, 90 anos… sem problemas, você pode ter um livro publicado!

E aí, ficou animado?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *