VALE A PENA ESCREVER E PUBLICAR LIVROS DE FICÇÃO CIENTÍFICA, MISTÉRIO E FANTASIA NO BRASIL?

por Geisiane Alves

adult-1852907_1920Uma das pedras no caminho de quem tem o sonho de escrever e publicar um livro de ficção é se as editoras e os agentes literários vão se interessar, e então tem-se o exaustivo dilema: vale a pena escrever um livro de sci-fi, policial ou de fantasia e publicar no Brasil? Quem já não sentiu vontade de escrever uma história superelaborada, com alienígenas, deuses, super heróis, monstros, zumbis, vírus mortal etc., mas ficou com receio se seria bem recebido?

Os novos escritores que estão começando a trilhar este caminho e buscam seguir mesmo essa profissão, tendo o seu livro de ficção publicado e vendido em importantes livrarias, querem saber como deixar o seu livro “redondinho” para as editoras e também para o público e ter melhores chances.

Embora livros estrangeiros de ficção, fantasia e mistério ocupem grande espaço ainda nos orçamentos das editoras e prateiras das livrarias, temos escritores brasileiros despontando no mercado, inclusive nos segmentos de ficção. Já se tem um incentivo bem maior em relação à leitura de obras de autores nacionais, mas a publicação de livros de ficção em editoras pequenas, médias ou grandes pode ser mais significativa.

Em outros tempos, poderia ser mais complexo apresentar o seu livro habitado por tramas incomuns e seres fantásticos “ao mundo”, levando-se em consideração a longa espera, por vezes infrutífera, pelas análises de originais das editoras convencionais, mas o cenário atual é bem mais propício para livros de ficção de autores nacionais. As editoras estão se voltando mais para os “tesouros escondidos” que nosso país proporciona e investindo consideravelmente nos novos escritores e seus enredos. Não é nem preciso dar exemplos, mas nossa literatura contemporânea abarca nomes de peso, tanto de autores como de autoras. Sem contar que hoje, entre outros meios, há a publicação de autores independentes que têm rendido satisfatórios retornos.

Bom, não há motivos para não escrever se você tem talento para tal e lutar por uma vaguinha no coração dos leitores brasileiros (e estrangeiros também), afinal “quem não arrisca não petisca”. E, se optar por deixar um pouco o cenário internacional de lado, não fique com receio de ambientar o seu enredo em cidades brasileiras, como do Amazonas ou do Mato Grosso, ataques inesperados de extraterrestres ou de monstros de laboratório podem ter como pano de fundo uma cidade do Nordeste, não tem problema nenhum. Tem muito material bom produzido no Brasil e tem leitor que aprecia.

 

Então, sim, vale a pena publicar livro de ficção no Brasil, bem como de terror, fantasia, policial etc. Se pensar em uma trilogia, excelente! Tem um público que ainda valoriza os autores nacionais e coopera para o seu sucesso. Escreva, e então aproveite as oportunidades para publicação de livro, você pode ser um sucesso.

Quanto a nós, da All Print Editora, acreditamos que livro policial, de ficção científica, de terror, fantasia, suspense e tantos outros gêneros têm espaço no mercado nacional e público, e que autores brasileiros têm talento para elaborar uma brilhante história e podem sim fazer sucesso.

Esperamos que se sinta motivado e continue as suas narrações fantasiosas ou de ficção científica, só não enterre o seu talento!

As apostas estão sendo feitas, então deixa o seu livro pronto e, quem sabe, não fará parte dos destaques atuais da literatura brasileira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *