Por que publicar um livro na melhor idade?

por Geisiane Alves

old-people-616718_1280

O Brasil tem hoje cerca de 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, segundo dados do IBGE. A terceira idade pode apresentar a abertura de novos horizontes, a chance de aproveitar a aposentadoria, que tanto lutou para conseguir, suou a camisa, curtir a família e usufruir do que adquiriu ao longo da vida.

Essa é a época em que não se espera mais tantas coisas extraordinárias da vida para si ou se tem vaidades, as ilusões já se foram há muito tempo, o desejo que se sobressai é de ajudar os filhos, os netos, vê-los bem, tendo sucesso no que se propõem a fazer.

Qual sonho realizar depois de já ter realizado tantos?

O que fazer quando já estudou, conquistou uma carreira, casou, tem filhos, netos, genros, noras (não necessariamente nessa ordem), e agora suas opções são ter uma vida equilibrada, tranquila e de descanso?

Vivendo com saúde, essa pode ser a melhor idade da vida, em que se pode olhar para trás e se alegrar por toda a trajetória, pois mesmo com os obstáculos inevitáveis a qualquer ser humano para se alcançar ideais e propósitos, houve conquistas, momentos de prazer e felicidade. Hoje restam agradecimentos por tudo que aconteceu e experiências para contar…

Será que agora não é um bom momento para publicar um livro? Digo-lhe que sim! E você já vai saber o porquê.

Nunca é tarde demais

Escrever e publicar um livro na terceira idade talvez não estivesse nos planos, só o chá ou o cafezinho com as amigas, o carteado com os amigos, a reunião com os familiares, enfim, só sossego, na praia ou em um sítio ajeitadinho.

Também nem tudo é um mar de rosas, pode ser que há perdas recentes e marcas profundas que resistem em serem apagadas. Há esgotamentos, enfados da vida, tristezas irreparáveis.

No entanto, é preciso voltar a sorrir, buscar na memória lições de vida e passagens felizes que renovem o interesse por viver. Nada de ficar remoendo mágoas antigas, mas desenterre partes da sua vida que merecem ficar registradas, como o nascimento do primeiro filho, a compra da casa própria, o emprego dos sonhos, a formatura dos filhos, o casamento dos descendentes…

O fato é que não é raro o número de pessoas acima dos 60, 70, 80 anos decidindo-se por publicar um livro. Uma coisa é certa: há muitos ensinamentos que podem ser repassados. Faça você também parte desse grupo.

Escolha uma parte ou todas e escreva sobre

Motive-se a publicar um livro, não deixe sua história passar despercebida. Veja que a experiência dos anos vividos já pode ser um grande incentivo para publicar um livro, os mais novos precisam ser estimulados, aconselhados, alertados.

Suas narrativas podem sim ter lugar no coração de muitos leitores, quantas crônicas, contos, poemas, histórias para contar, quem sabe até um romance! Deixe aqueles que ama e que o rodeiam conhecer um pedacinho da sua vida que te marcou, que foi importante e que pode servir de inspiração a outros que estão trilhando o mesmo caminho.

Desperte novamente, sonhe novamente, publique um livro.

Entre em contato com a All Print e deixe sua marca na história!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *