Como divulgar meu livro?

por Geisiane Alves

blogger-336371_1280No momento de divulgar o seu livro, não meça esforços. É sabido que fazer uma boa divulgação do livro é fundamental para que a sua obra seja bem-sucedida.

Atualmente, milhares de títulos são publicados por mês no país todo, aspecto que poderia intimidar instantaneamente os autores principiantes. Mas não se preocupe, nós o ajudaremos. A All Print Editora tem pessoas especializadas que dão todo o apoio necessário para lançar e expor o seu livro nas principais livrarias, o que é muito importante, porque a visibilidade da obra conta muito. Sem falar que a orientação do marketing é determinante para conseguir que as livrarias comprem os livros, visto que, devido à demanda, não há logística física para atender a todos. A seguir, separamos alguns artifícios para alavancar as suas chances no mercado livreiro e marcar presença diante do público.

Como divulgar meu livro para ser um sucesso?

Em primeira instância, proponha-se a se dedicar ao máximo no processo de divulgação do livro; tem de correr atrás. Para começar, pode-se investir em publicações diárias nas fanpages e sites oficiais, em que as postagens constantes (biografia do autor, síntese e trechos da obra, curiosidades, depoimentos, etc.) podem significar um retorno satisfatório. Em suas postagens, procure elaborar textos que despertem o interesse do leitor e influenciem na decisão de compra. Esteja antenado à realidade a sua volta para que consiga se conectar com o público.

Estabeleça metas de quantas pessoas pretende alcançar pelas redes sociais, como e em quanto quer aumentar o número de seguidores no Instagram ou mesmo subir o acesso em blogs e canais do Youtube. A questão é: seja comunicativo e confiante, tendo como alvo romper as barreiras que o afastam dos leitores potenciais (público-alvo), conquistando-os. Mas, se não se sentir seguro para fazer isso sozinho, existem empresas que oferecem este tipo de suporte e também os assessores de imprensa, que garantem uma divulgação mais consistente do seu livro, pois, dependendo do gênero, o público é muito restrito e mais difícil de atingir.

Fato de igual modo auspicioso é buscar parcerias com blogueiros, youtubers, jornalistas, figuras influentes que podem somar para a visibilidade da sua obra e, consequentemente, uma aproximação mais eficaz com os leitores.

Quanto ao quesito comercialização do livro, nós o auxiliamos, colocando-o à venda em nosso site e nas principais livrarias, como Saraiva, Martins fontes, Cia. dos Livros, etc., e em nosso espaço físico também. Ter o seu livro nos sites dos principais distribuidores e livrarias é bastante favorável, pois quase 80% das vendas são efetuadas on-line nos dias de hoje, lembrando também que a Livraria Saraiva impera no mercado livreiro nacional.

O que não fazer na divulgação do livro?

Depois de ver como proceder na divulgação do livro, é importante frisar o que não fazer. Antes de tudo, não fique limitado a replicar o que outros autores já fizeram. Claro que seguir os passos daqueles que obtiveram êxito pode evitar futuros constrangimentos, mas adapte o que observa, até porque os gêneros e públicos são diferentes. E, o mais importante, não fique de braços cruzados! Sabe a lei do plantar e colher? Pois é, ela é totalmente aplicável à divulgação de livros. Se você não se dispor a oferecer o seu material, não divulgar nos diversos meios e não “contar” às pessoas sobre o seu livro, não espere que chova leitores correndo atrás de você. Plante primeiro, pode ser trabalhoso, mas o gostinho da colheita não terá preço!

Você já sabe o segredo de uma boa divulgação. Então não perca mais tempo e nos procure. Venha fazer parte do sucesso!

 

Designed by Pixabay.com