Como fazer uma excelente divulgação do livro?

por Geisiane Alves

macbook-577758_1280

Não tem escapatória, cada parte do processo de publicação de um livro é crucial e demanda dedicação e trabalho. Assim também ocorre com a divulgação do livro. Depois de ter realizado o sonho e ter em mãos o fruto de seu trabalho, é hora de pensar no lançamento e, consequentemente, na divulgação do seu livro. Nessa fase, será preciso comprometimento e, sobretudo, contatos e criatividade. É importante já ir montando o site, a página no Facebook, do Instagram, enfim, invista nas redes sociais (espaços mais que pujantes para divulgar a sua obra).

Para entender melhor, nós selecionamos algumas estratégias para fazer uma boa divulgação.

Primeira dica importantíssima: nada de ficar sentado, esperando que o público vá até você! Tem de se expor mesmo, descruzar os braços e pensar em outros meios para chamar a atenção do leitor. Dependendo do seu gênero, até pode ser viável uma parceria com escolas, instituições diversas (como o Itaú) ou mesmo o governo. Mas se não for esse o seu caso, não tem problema, você só terá de se aplicar mais e investir o seu tempo e suas potencialidades para divulgar da melhor forma possível o seu livro.

É muito comum fazer um evento de lançamento assim que a obra é publicada, e esse é um passo angustiante para alguns autores, principalmente para os ainda desconhecidos (aquele frio na barriga, pernas trêmulas e insegurança são recorrentes – mas logo superados). Se você se entregar ao processo, não haverá surpresas desagradáveis, e será extremamente gratificante autografar cada exemplar, momento que traz realização pessoal também.

Prepare-se com bastante antecedência para o lançamento do livro, escolha os espaços de forma estratégica, pensando na acessibilidade dos amigos, parentes e, principalmente, do público. Não hesite em ser criativo, providencie convites eletrônicos, banners, folders, cartões, marcadores de texto; empenhe-se em divulgar o seu livro. Um conselho: pés no chão e seja agradecido por cada leitor conquistado, cada autógrafo concedido; fique contente por despertar à leitura cada pessoa que irá ao seu encontro (isso será extremamente gratificante).

Em vez de ser pretensioso (ou pelo menos parecer assim), doe-se e vá em busca do público; interpele as pessoas, aborde-as e desfaça o “distanciamento” entre autor e leitor; mostre que você é alguém que realizou um sonho, mas participa dos dissabores e também dos êxitos cotidianos.

Ao convidar as pessoas, seja pelas redes sociais, blogs ou pessoalmente, esteja seguro do valor da sua obra e incentive os outros a conhecê-lo. O que não pode acontecer e que infelizmente é recorrente é o autor publicar o livro, marcar a data do lançamento e depois aparecer no belo dia do evento sem ter se dado ao trabalho de avisar sequer os amigos, acreditando que voluntariamente o leitor irá até ele. Não fique parado, seja mais espontâneo e argumente a seu favor; divulgue. A diferença de quem planeja um bom lançamento e divulga onde e quando puder e aquele que não faz nada pode ser drástica.

Quer saber mais sobre edição, publicação e divulgação de livros? Entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento!

 

Designed by Pixabay.com