Fazer um livro

por Geisiane Alves
machine-writing-1035292_1280

Fazer um livro não é uma tarefa complexa, como imaginam, por isso não se pode encará-la como se fosse “reinventar a roda”. É preciso ser mais otimista, como bem expressou Monteiro Lobato: “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”. Se você tiver uma ideia, então poderá, sim, fazer um livro, seja no intuito de instruir, provocar ou de alcançar os seus leitores de todas as formas possíveis.

Partindo do ponto em que você já escreveu o seu livro e já estabeleceu todos os pormenores ou tecnicidades do seu material, é a hora de pensar no livro enquanto resultado final, fazer um livro propriamente dito. Então, tem de pensar como você quer apresentar a sua obra: quantas páginas haverá no livro; se vai ter um formato convencional, um 14X21 ou 16X23 ou quer inovar com um 18X27; livro impresso ou eBook ou até audiobook; quer capa dura ou brochura; quer orelhas na capa, marcadores, convites ou mesmo banners; o papel de miolo e capa: “Ah, gostaria daquele papel amarelinho do livro tal e daquele ‘brilho’ e ‘relevo’ que vão na capa”, etc.; tudo isso é recomendável, mas não obrigatório, já ter alguma ideia antes de ser  decidido em qual editora publicará o seu livro, por exemplo.

Ao procurar uma editora de autores independentes, serão oferecidos recursos e apontadas as etapas para fazer um livro. Você poderá optar por contratar serviços de revisão ou ilustradores, bem como de diagramação, confecção de toda a arte gráfica do seu livro e da capa, mas poderá fazer por conta própria se preferir. Entretanto, as questões burocráticas, como registro do livro, catalogação, consignação e impressão, ficam a cargo da editora.

Tendo sido acertados todos os detalhes contratuais e começado o processo de edição do seu livro, então é o momento de pensar na apresentação que se quer para o miolo do livro: todos os capítulos devem iniciar na página direita ou esquerda? Qual o tamanho da fonte? Quem sabe uma Times New Roman, tamanho 12, ou Arial 11 ou mesmo Garamond 12 para o público que pretende atingir? Vai ter imagens no miolo? Vai ser colorido? Vai ter separadores de texto, marca d’água nas aberturas de capítulos? Enfim, decisões importantes a serem tomadas visando a fazer um livro e apresentá-lo da melhor forma possível.

Consequentemente, chega a hora de tratar da capa: como vai ser? Que paleta de cores? Quais palavras quero em evidência? Escolho uma imagem para a capa a fim de atrair o leitor ou opto por texturas, algo mais “clean”? Intimista ou sério? Coloco um verniz na capa ou mesmo um relevo, para dar mais impacto e valorizar a obra, deixando-a mais atrativa? E que tal um sobrecapa, para nobilizar a obra? Essas e outras ponderações, quando definidas, darão forma ao seu livro, dando-lhe orgulho e aquele sentimento de realização de um sonho!

Já se decidiu a fazer um livro? A All Print Editora disponibiliza todos os recursos para dar suporte na produção do seu livro, atendendo as suas demandas e o orientando em todo o processo para fazer um livro. Além disso, damos apoio também na divulgação do seu livro, possível graças a grandes parcerias que temos com os principais distribuidores e livrarias; etapa tão crucial quanto a edição do livro, pois esses meios de divulgação de livros propiciam um alcance mais abrangente da sua obra pelo público.

Quer saber mais sobre fazer um livro? Entre em contato e peça já um orçamento!

 

Foto ilustrativa: designed by Pixabay.co