Como editar um livro

por Geisiane Alves

editar

Não é tão incomum assim o autor terminar de escrever um livro e concluir que agora é só publicar. No entanto, it’s not over yet. A etapa tão relevante quanto a escrita e que não pode ser deixada de lado é como editar um livro.

Na maioria das vezes, no processo de criação, é prática constante ir “jogando” as ideias no papel a fim de não perder “o fio da meada”. O que não é inconveniente, desde que não se esqueça de se ater ao como publicar um livro.

Sabemos que cada escritor tem a sua forma de escrever e expressar aquilo que se quer transmitir, seja sentimentos, conceitos, instruções, aprendizados, experiências e, claro, seus enredos fantasiosos e histórias mirabolantes ou verídicas. O fato é que depois de ter “derramado” no papel todas essas manifestações, é imprescindível rever tudo o que foi escrito de uma forma mais objetiva e imparcial. No entanto, para o próprio escritor fazer isso acaba não sendo uma tarefa simples, pois como editar um livro ao qual tem um significativo apego emocional?

Mas eu não sei como editar um livro, o que fazer?

Em primeira instância, você deve continuar a escrever e terminar o que começou, estando seguro e confiante de que os assuntos dos quais trata são pertinentes e atrativos ao público. Tendo concluído essa parte, é recomendável deixar passar um tempinho antes de ler o que escreveu, a fim de tentar atribuir um novo olhar, buscando reparar o que pode estar destoando e, assim, agregar o seu livro.

Não obstante seja comum não conseguir separar as etapas de criar e revisar, pois pode ser difícil “desapegar” de algumas palavras ou mesmo excertos, repassar essa tarefa a outras pessoas é indicado, uma vez que será mais fluido a ele ou ela – profissionais da área – editar um livro.  Desse modo, todos os erros, ambiguidades de sentido, construções desconexas serão analisados criteriosamente a fim de se recomendar ou sugerir alterações, visando a aprimorar o que escreveu.

Na fase da preparação do texto, que antecede a revisão, é o momento de acertar a forma como o autor se dirige ao leitor, pois, se você escreve sobre assuntos do âmbito do direito, claramente precisa adotar um estilo mais rebuscado e objetivo; mas se escreve para compartilhar experiências ou no intuito de alcançar as pessoas com poesia, amor e arte, então é preciso ser expressar de maneira mais intimista e subjetiva, e assim por diante. Também é nessa etapa que se observará se há uma cronologia dos fatos descritos e se há um caminho, ou melhor uma linha de raciocínio bem estruturada, com início, meio e fim dependendo do tipo textual, para que o leitor seja envolvido, provocado pelas suas ideias e histórias.

Então, a All Print pode me ajudar a editar um livro?

Saber como editar um livro é uma incumbência deliberativa a ser outorgada a profissionais competentes, que levarão o trabalho a sério. Em relação a isso, nós podemos lhe oferecer uma equipe de revisores capacitada e experiente, que se dedicará a lhe entregar um material bem editado.

Nossos profissionais são habilidosos e procuram realizar tudo com muita criteriosidade. Isso é possível porque estamos sempre buscando nos aperfeiçoar para editar e produzir livros com qualidade, atendendo o autor e trazendo-lhe satisfação, bem como o cumprimento de um sonho.

 

Entre em contato conosco e lhe apresentaremos os melhores serviços a um custo acessível!

 

Foto ilustrativa: Designed by Pixabay.com