Como publicar um livro

O que fazer para publicar um livro?

por Geisiane Alves

book-1210150_1280

Quando você pensa em uma editora para publicar livro, você se informa com antecedência, pede recomendações?

No ramo de editoras que oferecem serviços para publicação independente, é preciso ter alguns cuidados antes de prospectar negócios.  É imprescindível ver que tipo de material publicam, quais recursos oferecem, a qualidade do livro em termos de apresentação e acabamento, comprometimento dos profissionais, etc., uma série de fatores que podem ser determinantes para o sucesso do seu livro,  bem como para o seu bolso.

Para saber se você está firmando uma parceria com uma editora que lhe trará benefícios, tem de ver se desde o princípio já exala confiança ou dúvidas. Comece vendo com outros autores que já publicaram nesse lugar e verifique se houve um desprendimento dos profissionais logo no pós-venda, o que demonstra a falta de competência da empresa, que com certeza repercutirá em todo o processo da edição do livro.

Esteja antenado ao procedimento para publicar livro, faça suas próprias pesquisas e só faça uma parceria se sentir segurança. Você merece uma editora respeitável, profissionais que levem a sério o trabalho da mesma forma que você se esforçou para transferir para o papel todas as ideias, histórias e experiências.

 

Mas qual o procedimento para publicar livro?

Dentre as dúvidas dos autores que optam pela publicação independente, sobressai-se o desconhecimento sobre como publicar um livro: qual a quantidade mínima de tiragem? Vocês fazem a capa ou tenho de fazer? Tenho de mandar os meus arquivos já prontos para impressão? Com quantos livros posso ficar? Quantos livros devo deixar em consignação? Como faço para expor os meus livros nas livrarias? Depois de aprovar os materiais, em quanto tempo meu livro ficará pronto?

Todas essas questões e outras permeiam o pensamento dos escritores que não sabem como publicar um livro, mas anseiam em fazê-lo, pois, muitas vezes, só ouviu falar do procedimento em uma editora convencional, na qual, tendo enviado os originais, os arquivos parecem se perder em “buraco negro”, sendo-lhe negado um feedback do seu material.

Entretanto, a All Print Editora vai lhe ajudar, nós lhe esclareceremos todas as etapas da edição, mostrando-lhe como publicar um livro, informando todos os passos a serem seguidos desde as convenções contratuais, o envio dos originais, a edição dos arquivos, confecção da capa, petição de Ficha Catalográfica junto à CBL (Câmara Brasileira do Livro), ISBN e depósito legal do seu livro na Biblioteca Nacional, assim como impressão e suporte para a divulgação.

Quer fazer parte da nossa equipe? Peça já o seu orçamento!

Foto ilustrativa: Designed by Pixabay.com