Quando publicar um livro?

por Geisiane Alves

letters-1500992_1280Você é aquele autor que já está trabalhando em um livro há seis meses, um ano ou mesmo cinco anos e pretende publicá-lo, mas o motivo para não tê-lo feito ainda é porque não sabe quando publicar um livro? Então, podemos ajudá-lo!

Para adiantar, a idade ou tempo dedicado para a escrita são relativos para o livro ficar “pronto” para ser publicado, mas a fluidez na escrita, amadurecimento do escritor e da obra e, sobretudo, uma bagagem de conhecimentos podem ser determinantes. Também não há quantidade adequada de capítulos, podem ter 4, 10 ou 20, e vale o mesmo para o número de páginas. Só tenha bem ajustado o que você quer, não faça uma “salada”; proponha-se a se enquadrar em um gênero: ficção, romance, terror, comédia, mistério ou mesmo autoajuda. Importante também: quando começar a escrever, já tenha em mente o clímax da história e também o desfecho. Se o rumo mudar no processo de criação, é normal, mas não deixe o leitor confuso ao escrever tramas que não têm propósito, com capítulos soltos; amarre todas as pontas.

A insegurança é um dos mais habituais bloqueios de quem tem o sonho de publicar um livro, pois há aquela insistente pergunta em sua cabeça o impedindo: “será que as pessoas vão gostar?”. Um ótimo teste para quem está começando nessa estrada é escrever textos curtos, como posts, contos, crônicas, resenhas ou mesmo fanfics, e pedir a outras pessoas que leiam. Caso você seja um pouquinho mais desinibido, publique nas redes sociais, em blogs ou no Youtube. Fazendo assim, você poderá mensurar se o seu estilo de escrita e assuntos são envolventes e também no que pode melhorar.

Quando estiver escrevendo, pode acontecer de o texto “travar” e você não conseguir e concluir o livro. É um sinal; não insista. Guarde o manuscrito e, quando a inspiração vier e o momento certo chegar, volte a escrever. Também pode ser que o feedback não seja o esperado, o que não é motivo para se desesperar, mas é a oportunidade de aprender e amadurecer. Se você tem 14 anos, 25 anos, 50 anos, não importa, vai valer é em que estágio está o seu livro, se tem os predicados para ser publicado.

O medo de não ser aceito pode ser relevante, mas não pode o impedir de avançar, evoluir. Continue escrevendo, dê para pessoas de sua confiança avaliar e tente publicar; você só saberá se é bom se o fizer. Quem sabe você não é um “estouro” e cative um público fiel!

Enfim, quando tiver feito isso e tiver o retorno positivo, é a hora de publicar um livro, e talvez você só terá de ver os prós e contras de fazer uma publicação digital ou impressa. Há grandes chances de a experiência ser marcante e, para isso, nós o convidamos para se juntar a nós.

Ficou interessado?! Peça agora um orçamento e venha fazer parte da All Print Editora!

 

Designed by Pixabay.com