“Torcer é bem difícil, porque o time perde, e é chato isso”. Essa frase simples, formulada por uma criança de 8 anos, sintetiza uma verdade dolorosa: é preciso aprender a lidar com a frustração e seguir em frente, e até na vida adulta isso é uma dificuldade para a maioria das pessoas.

Talvez essa seja a principal função do esporte nas nossas vidas: ele constrói caráter e resiliência, a partir da vivência de diferentes situações. Para o Lipe, tem sido tranquila a vida de torcedor: seu nascimento, em 2015, coincidiu com o início de uma fase vitoriosa do time de coração, o Palmeiras. De lá pra cá, o alviverde tem empilhado taças, perdido pouco e dado muitas alegrias aos seus torcedores, inclusive - e notadamente - os pequenos. 

Vemos claramente isso neste livro, na forma como o Lipe relata os eventos do ano de 2023, que culminaram em mais um título brasileiro do Verdão. Contando passo a passo as diversas fases dos torneios que o clube disputou no ano, podemos encontrar diferentes sentimentos: empolgação, apreensão, expectativa e, ao final, alegria e euforia. Cada derrota, empate e vitória são narrados pela ótica de um garoto que nos recorda o que nós fomos um dia, quando descobrimos essas sensações. E, ao longo da leitura, lembramos como era mágico apaixonar-se por um clube de futebol. Reviver essa jornada é uma grande oportunidade que este livro nos traz e te convidamos a mergulhar nela junto com o Lipe!


Veja a matéria vinculada ao GE - clique aqui


Aos 8 anos, este garoto escreveu um livro sobre torcer para o Palmeiras