EVA PERÓN - UMA BREVE HISTÓRIA DO CÂNCER QUE VITIMOU EVA PERÓN

EVA PERÓN - UMA BREVE HISTÓRIA DO CÂNCER QUE VITIMOU EVA PERÓN

EVA PERÓN - UMA BREVE HISTÓRIA DO CÂNCER QUE VITIMOU EVA PERÓN

  • Modelo: EVA PERÓN - UMA BREVE HISTÓRIA DO CÂNCER QUE VITIMOU EVA PERÓN
  • Autor(es): Cleomenes Barros Simões
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$59,00

Estive em Buenos Aires em 23/04/2017, para o batismo e aniversário de um ano de minha netinha, Luna Sofia, nascida na Capital Federal. Chegando de São Paulo (Brasil), peguei um táxi no Aeroporto Internacional de Ezeiza e dirigi-me ao hotel. No tras­lado, ao adentrarmos a Avenida 9 de Julho, onde se localizava o meu hotel, deparei-me com uma enorme escultura de Eva Perón. Ao fixar os olhos na escultura, indaguei ao taxista se ele conhecia a causa da morte de Eva Perón, e ele me respondeu: “de câncer no útero”.

Já no hotel, dirigi-me ao bar para tomar um suco e, nessa ocasião, fui servido por uma amável e simpática jovem bonaeren­se. Aproveitei o ensejo e questionei-a também sobre a causa da morte de Eva Perón. Ela me respondeu de imediato: “eu sou pero­nista roxa e a Eva Perón faleceu de câncer no útero”.

Fiquei conjeturando: o taxista havia me dito que Eva Perón faleceu em decorrência de um câncer no útero e a jovem que me serviu no hotel também me disse que Eva Perón havia falecido de câncer no útero. Essas respostas aguçaram a minha mente de gi­necologista e de um bom virginiano (nasci sob o signo de Virgem). Bom, afinal, o útero tem duas partes anatômicas, corpo e colo do útero, então em que parte do útero Eva teve o câncer, no corpo ou no colo do útero? O corpo do útero é a parte onde o bebê se desenvolve, e o colo do útero é a parte do útero visível através da vagina durante um exame ginecológico através de um espéculo vaginal (instrumento com duas valvas articuladas que se utiliza para separar as paredes vaginais e realizar a inspeção da vagina e do colo do útero), conhecido popularmente por “bico de pato”.

Deduzi de imediato que fora um câncer no colo do útero, pois o câncer do corpo do útero é próprio de mulheres idosas e Eva Perón era muito jovem.

O câncer de Eva Perón foi dentro do colo do útero (adeno­carcinoma) ou fora do colo do útero (epidermóide)? Foi um câncer endofítico ou exofítico?

Procurei então, na imensa literatura sobre Eva Perón, uma forma didática e pormenorizada da causa, do diagnóstico e do tra­tamento de sua doença, que culminou com o seu óbito, e não en­contrei. Essas dúvidas deram ensejo para eu enveredar pela vida de Eva Perón e escrever a História do Câncer que a vitimou, de uma maneira detalhada, meticulosamente explícita sob o aspecto médico, e enxertada por inéditas fotografias, para tornar a leitura atraente, compreensível e amena.

Almejo, doravante, que a leitura de “A História do Câncer que Vitimou Eva Perón” possa contribuir para a História da Medicina na Argentina e avivar e enriquecer os conhecimentos daqueles que se dedicam ao estudo da mais eminente mulher argentina de to­dos os tempos, Eva Perón, a “abanderada de los humildes”.

Parametros Livraria
ISBN 978-85-411-1586-5
Acabamento Brochura
Edição
Ano 2019
Páginas 256
Altura 23 cm
Largura 16 cm
Peso 450 grs
Idioma Português
Cidade Guarulhos
Estado SP

Não há comentários para este produto.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom

Etiquetas: Medicina